O TVQ tem como objetivo fomentar o interesse e o estudo da Química, visando um estreitamento na relação entre alunos e professores e os incentivos ao trabalho em equipe, ao estudo de excelência e à amplicação da capacidade de pesquisa dos participantes. Também busca-se aproximar os ensinos médio e superior em termos de conteúdo, de forma a, eventualmente, auxiliar o participante em seu caminho universitário e desenvolver seu interesse pela academia. Assim, se espera incentivar a entrada de alunos mais motivados nas universidades, em especial no que concerne às áreas de ciências exatas e biomédicas.

          O TVQ costuma ser realizado em três etapas. As duas primeiras fases não são presenciais e são constituídas por questões que abordam assuntos em geral pouco triviais ao ensino médio, podendo ser realizadas em grupos de até três alunos, como um estímulo à consulta à literatura e à discussão com professores.
           As inscrições para a 1ª Fase são realizadas diretamente neste site. Ele normalmente tem duração de três semanas, e as equipes que obtiverem melhores resultados estarão automaticamente inscritas na 2ª Fase, que envolve a resolução de questões discursivas.
          As equipes que obtiverem melhor resultado nas etapas à distância são então convidadas a participar do exame presencial (3ª Fase), que deverá ser resolvido individualmente por cada participante. Esta etapa focará conteúdos contidos no currículo básico do ensino médio, além de desenvolvimentos dos tópicos adicionais abordados nas duas fases inicias. Este foco é justificado pela dependência exclusiva do conhecimento de cada participante, que não terá acesso a fontes de pesquisa e à discussão com os seus colegas de grupo. A premiação se derá exclusivamente com base na nota obtida por cada aluno nesta fase.

          Todas as questões presentes no torneio serão elaboradas pelos membros da organização, com base no programa previsto para ensino médio e em tópicos de disciplinas introdutórias do ensino superior, estas primando por abordagens que podem ser entendidas e desenvolvidas a partir de conhecimentos básicos das ciências químicas. Para tais assuntos, que não são comumente abordados, sempre haverá contextualização e explicação prévia dos fundamentos envolvidos. Após a realização de cada etapa, os membros da comissão organizadora corrigirão as questões propsots e divulgarão os gabaritos das questões e os resultados alcançados pelos participantes.
         Por fim, a cerimônia de encerramento terá como objetivo premiar os estudantes que obtiverem melhor desempenho ao longo do torneio. Os estudantes destacados serão premiados com medalhas e materiais que auxiliem e incentivem sua vida acadêmica. Todos os participantes presentes na fase final receberão certificados de participação.
          O  Torneio Virtual de Química é organizado por estudantes de graduação dos cursos de Química e de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob a tutela da Prof.ª Dr.ª Regina Buffon, do Instituto de Química (IQ) da mesma universidade.
 
Contamos com a sua participação!